Páginas

Gravando um violão


Os microfones
A primeira coisa a fazer é selecionar o microfone. Para um violão acústico, você pode ter duas técnicas diferentes: uma técnica de microfonagem mono, ou com dois-microfones, estéreo. Para a gravação de instrumentos acústicos na melhor qualidade possível, usaremos um microfone de condensador. A razão de se usar um microfone condensador ao invés de um microfone dinâmico é muito simples; os microfones condensador tem uma reprodução das alta freqüências e uma resposta transiente muito melhor. Os microfones dinâmicos, como o SM57, são ótimos para os amplificadores de guitarra já que não necessitam de tantos detalhes de transiente.

O posicionamento
Escute seu violão. Você verá que a maioria das frequências graves estão perto da boca do violão; as frequências mais altas estão em torno do 12º traste. Sendo assim, vamos dar uma olhada nas técnicas que mencionamos acima.

Técnica de microfonagem simples (Mono)
Se usar apenas um microfone, começe colocando-o perto do 12º traste, a uns 15/20 cm de distância. Se isso não lhe der o som que você procura, tente mover o microfone ao redor; depois que você gravar, uma boa idéia e dar uma “dobrada” no canal - gravando a mesma coisa novamente, e então fazer um “hard-panning” para a esquerda e para a direita.

Técnica de microfonagem com dois microfones (Estéreo)
Se você tiver dois microfones a sua disposição, coloque um no 12º traste, e outro em torno da ponte. Faça um “hard-panning” em seu software de gravação (esquerda/direita), e grave-os. Você vai descobrir que essa técnica produziu um tom muito mais natural e mais aberto; isto é realmente fácil de explicar: Você tem duas orelhas, assim quando você grava com dois microfones, ele soará mais natural ao seu cérebro. Você pode também tentar uma configuração X/Y em torno do 12º traste: coloque os microfones de modo que suas cápsulas estejam em um ângulo de 90 graus, virados para o violão. Faça um “panning” esquerdo/direito, para uma imagem estereofónica mais natural.

Usando um captador
Você pode querer gravar usando um captador interno. Às vezes gravar com um captador e mixar com os microfones pode render um som mais detalhado; entretanto, isso é com você, e na maioria dos casos, a menos que seja um captador de boa qualidade, o som não ficará bom. Só gravando mesmo para ouvir o resultado.

Mixando
Se você estiver mixando uma música com outras guitarras, talvez seja melhor usar a técnica de microfonagem em mono pois a estéreo lhe proporciona muita informação sônica e pode acabar ficando tudo meio embolado. Se for uma música só com violão e voz, então a técnica em estéreo é mais apropriada.
A compressão do violão é outro assunto muito subjetivo. Eu, particularmente utilizo muito pouca compressão. Novamente, tudo depende do tipo de música. Começe com uma compressão 2:1 pois o violão é muito dinâmico e não devemos estragar isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual seria a melhor forma de gravar violão para música sertaneja?
Obrigado

Anônimo disse...

ola, desejo montar um home studio para gravar violão solo apenas o que eu preciso basicamente. Já possuo um pre, vou pegar um monitor e dois microfones, é suficiente? Aguardo resposta